segunda-feira, 18 de junho de 2012

10º Semana

10º SEMANA: 

Data: 11/06/2012
Dia: segunda-feira
Duração: 30 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 23:50
 

Primeiro reafirmei minha motivação de me iluminar p/ ajudar os outros seres e fui p/ Shamata Impura. A mente estava agitada, então desde o começo caí em muitos pensamentos, mas logo eu voltava p/ a respiração. Teve um momento de calma, mas foi pouco tempo, teve uma hora que percebi que minha posição estava muito curvada (costas), então com plena atenção me arrumei.

No final a mente ainda estava agitada, porém menos que no início da prática.


Data: 12/06/2012  
Dia: terça-feira
Duração: 40 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 22:10
 

Para iniciar fiz a motivação e partir p/ Shamata Impura. Observei a respiração e percebi que a mente estava agitada, havia muitos pensamentos perambulando pela mente. Caí em alguns, então eu voltava p/ o foco e depois caía de novo e assim foi até um momento que consegui plena atenção e relaxei, os pensamentos não cessaram, mas a minha atitude em relação a eles mudou, eu não me apeguei à eles, então eles apenas passavam.

No dia a dia deve ser assim, ter uma mente que não se apega aos pensamentos, ter uma mente tranquila, lúcida. Mas esse estado de lucidez durou pouco tempo, foi embora quando apareceu as dores nas costas. Apeguei-me novamente aos pensamentos e caí em vários, mas no término eu estava começando a relaxar de novo, porém a prática já estava no final.


Data: 13/06/2012
Dia: quarta-feira

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 18:20
 

Primeiramente me motivei bem, conseguindo até fazer brotar emoção dessa etapa e partir p/ Shamata Impura. Coloquei atenção na respiração e observei-a, vieram os pensamentos, porém me apeguei a poucos e apenas no início, logo eu percebia e saía. 

Então percebi o fluxo do ar entrando e saindo várias vezes e me ocorreu uma percepção desse fluxo como o fluxo da vida, toda a pulsação do corpo com a respiração fez sentido! Isso me trouxe atenção e grande contentamento.

Continuei observando a respiração, vieram as dores e fluxos de pensamentos mais intensos, porém permaneci com a atenção na respiração. Então acabou a meditação.


Data: 14/06/2012
Dia: quinta-feira
Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 18:40
 

A motivação foi feita, então partir p/ Shamata Impura. Comecei observando a respiração e logo no início tive muita sonolência e quando vem o sono é porque a atenção não está firme, então caí em vários pensamentos e cheguei a pescar algumas vezes, mas não desisti, respirei fundo algumas vezes e continuei focando na respiração até que a sonolência passou.

Mesmo assim os pensamentos estavam atrativos, porém quando eu percebia que estava viajando em algum deles eu voltava p/ a respiração e ocorreu várias vezes!

Senti muita vontade de me mexer, mas não fiz, até que depois de um tempo essa vontade passou.

Então comecei a me concentrar, a respiração diminuiu, ficou mais leve e os pensamentos demoravam um pouco até surgirem novamente, contemplei esse estado que foi como uma recompensa por ter lutado contra o sono. E assim fui até o final da meditação.


Data: 15/06/2012
Dia: sexta-feira
Duração: 30 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 23:10 


Comecei com a motivação com um toque de Metta e fui p/ Shamata Impura. Observei a respiração e logo começaram os pensamentos, me apeguei a alguns e saí de todos logo no começo, eles parecem que são algo vantajoso no início só que “nem tudo que reluz é ouro”.

Comecei a relaxar e me concentrar, então os pensamentos pararam de ser tão atrativos, mas a impermanência vale p/ o fluxo de pensamentos também, às vezes eles diminuem, às vezes aumentam, o importante é observa-los.

No final eu estava tranquilo e contente. 


Data: 16/06/2012
Dia: sábado

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 22:45
  

Motivei-me e fui p/ Shamata Impura. Foquei na respiração, vários pensamentos observei e também caí em vários, mas sempre voltava p/ a respiração.

Tive momentos de dor, porém foquei na respiração e deixei que naturalmente a dor sumisse, isso aconteceu com o pensamento fixo (obsessivo) de esperar o celular tocar avisando o término da meditação, porém foquei no fluxo de ar e no aqui e agora e a ideia fixa perdeu a força até sumir, porém ela voltou, então fiz o mesmo de antes e ela sumiu novamente.

Percebi que estava me curvando então com atenção plena arrumei a coluna.

Com a mente mais calma que no início acabou a meditação.


Data: 17/06/2012
Dia: domingo

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração, olho fechado.
Inicio: 22:20 


Comecei bem a prática! Quando comecei a fazer a motivação, disparou o alarme de um carro bem próximo a minha casa! Apesar disso continuei com a motivação e fui p/ Shamata Impura.

Eu também não estava muito a fim de meditar, porém fiz um esforço p/ vencer a má vontade e preguiça.

Caí em muitos pensamentos, fazia comentários das histórias criadas na mente, então percebia isso e eu voltava p/ a atenção na respiração, fiz isso muitas vezes, teve momentos de relaxamento também e algumas vezes movi meu corpo por causa de dores.

Foi boa a prática pelo desafio a mais que o alarme trouxe, teve uma hora que ele parou e senti um alivio e ficou visível como os estímulos externos afetam a nossa estrutura interna. Precisamos controlar o mundo interno pois o externo muitas vezes não é controlável.

Quando acabou a meditação eu estava melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário