segunda-feira, 4 de junho de 2012

8º Semana

8º SEMANA:

Data: 28/05/2012
Dia: segunda-feira

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 23:00


Comecei com a motivação e fui p/ Shamata Impura foco na respiração, então prestei atenção à respiração até que a sonolência apareceu e com ela percebi que eu estava pouco alerta até mesmo acredito que esse é um dos motivos do sono. Então respirei fundo algumas vezes e aumentei a atenção na respiração e com isso o sono desapareceu.

Observei alguns pensamentos que não foram muitos e me apeguei a poucos sempre saindo rapidamente deles.

Teve um momento que senti um bem estar, momento de concentração e isso aconteceu algumas vezes. No final eu troquei os pés (estava na posição birmanesa) de posição com atenção plena aos movimentos e logo depois o tempo acabou.

Obs: Tinha um carro por perto com o alarme disparado que ficou até o meio da prática tocando, mas mesmo assim os pensamentos atrapalham mais.


Data: 29/05/2012
Dia: terça-feira

Duração: 30 minutos
Técnica(s): Andando, em pé, Shamata Pura.
Inicio: 20:00


Estava fazendo o curso de meditação e lá fizemos meditação andando, que eu gosto muito, andando lentamente a atenção é focada nos passos e na respiração, a mente vagou, mas foi poucas vezes, depois paramos e fizemos em pé, focando no corpo, experienciando o corpo parado, foi muito bom tive a forte sensação que eu não sou o corpo.
 
Depois fiz Shamata Pura, mas isso foi por conta mesmo pois aproveitei que o professor falava e em posição de meditação eu prestava atenção em tudo ao redor e como não tinha muitas distrações no local, apenas alguns pensamentos que eu quase não me apeguei, prestei atenção nos ensinamentos que o professor falava.

Foi muito tranquilizadora e esclarecedora a aula.


Data: 30/05/2012
Dia: quarta-feira

Duração: 30 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 23:20


Comecei com motivação e depois prática, prestando atenção à respiração observei vários pensamentos, algumas vezes tinha segundos de intervalos entre eles e teve um momento de relaxamento do corpo e bem estar mental. (geralmente quando acontece isso cessam os pensamentos).

Depois o fluxo de histórias na mente voltou, observei alguns, cai em outros, então voltava p/ a respiração e assim foi. Percebi que meu corpo estava bem todo o tempo da meditação, sinal que já está se acostumando à posição de prática.


Data: 31/05/2012
Dia: quinta-feira

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração e Shamata Pura.
Inicio: 23:30


No início fiz a motivação depois fui p/ Shamata Impura foco na respiração e observei alguns pensamentos, caí em alguns, mas logo voltava e isso foi assim por um bom tempo. Depois comecei me concentrar de fato na respiração, os pensamentos começaram a ficar com o volume cada vez menor, em alguns momentos tinha/contemplei apenas a respiração.

Os pensamentos vinham e iam, mas eu estava tranquilo e não me apeguei a eles, as dores apareceram e eu também não me apeguei a elas e então passaram. Comecei a fazer Shamata Pura e consegui prestar atenção nos sentidos e não me apegar a eles por um tempo (consegui isso por causa da concentração conquistada com Shamata Impura), então começaram vir pensamentos e eu me apeguei em alguns, então eu voltava p/ os sentidos.

Senti energias no corpo que aumentaram minha respiração, não me apeguei a isso e voltei p/ o foco nos sentidos e percebi que Shamata Pura é difícil assim como Shamata Impura, pois a mente não está acostumada a contemplar e sim a comentar.


Data: 01/06/2012
Dia: sexta-feira

Duração: 30 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 22:45


Comecei com a motivação e fui p/ Shamata Impura foco na respiração, muitos pensamentos presentes, porém com pouca força, caí em alguns, mas rapidamente sai.

Minhas costas começaram a doer, apenas prestei atenção na dor e continuei o foco na respiração.

Os pensamentos começaram ficar mais atrativos, porém eu sempre voltava o foco p/ à respiração. Consegui observar bem a mente com poucas quedas.

No final por causa das dores o desejo que o celular tocasse apareceu e em poucos segundo ele tocou mesmo.


Data: 02/06/2012
Dia: sábado

Duração: 40 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração.
Inicio: 09:30 (resumo do dia)


Hoje meditei no Cebb e na Casa de Dharma, resumirei as experiências:

No Cebb as meditações foram tranquilas, observei vários pensamentos, a mente estava agitada por causa da locomoção da minha casa até o Cebb e conversas com várias pessoas (isso agita a mente), porém o lugar motiva por isso mesmo com a mente cheia e algumas viagens por eu me apegar a alguns pensamentos foi tudo tranquilo.

Depois na Casa de Dharma fui meditar com a barriga cheia, eu tinha almoçado antes de ir, então eu senti torpor e sonolência, não cheguei a pescar, mas a mente ficou lenta, porém com muitos pensamentos, eu caí em vários deles, a perna doeu muito, mas não me desloquei.

Foi um dia bom.


Data: 03/06/2012
Dia: domingo

Duração: 60 minutos
Técnica(s): Shamata Impura, foco na respiração, olho fechado.
Inicio: 23:10



Comecei observando a respiração e os muitos pensamentos passeavam na mente, me apeguei a muitos, mas apenas no começo logo percebia e voltava p/ respiração.

Senti alguns segundos de bem estar que se foram entre os pensamentos. Observei a respiração, deixando os pensamentos irem embora.

Senti algumas energias e o meu corpo tremeu um pouco, não me apeguei a isso apenas observei, então passou.

Meu pé começou a doer, então troquei os pés de posição duas vezes, hoje mudei da posição birmanesa p/ um quase meio lótus.

Percebi espontaneamente que entre a inspiração e a expiração existe um silêncio, tentei focar nele, e eu estava conseguindo, porém me faltou mais atenção plena para progredir.

Acabei a meditação observando os pensamentos que ainda estavam em grande quantidade, porém mais fracos de intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário